Projeto de Extensão Industrial Exportadora

O Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) é o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil. O Programa prepara as empresas brasileiras de micro, pequeno e médio porte para que possam iniciar o processo de exportação de seus produtos de forma planejada e segura, qualificando-se e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior.

O PEIEX funciona por meio de técnicos extensionistas lotados em 32 núcleos operacionais, distribuídos em 16 Estados. As ações do PEIEX desenvolvem-se em localidades onde haja concentração empresarial e vão desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem apenas do próprio empresário e dos seus recursos disponíveis, até ações relativas à informação e ao acesso a mercados.

Em Goiás, o projeto é resultado de um convênio entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPEG)​, com coordenação da Secretaria de Desenvolvimento do Estado (SED), por meio da Superintendência Executiva de Comércio Exterior, e execução técnica da Universidade Federal de Goiás (UFG).  Pretende-se, por meio de ações de extensão industrial exportadora, proporcionar o engajamento das empresas no esforço de construção de uma estratégia de desenvolvimento compartilhada entre as empresas e as instituições de apoio, governamentais e não governamentais, com o objetivo de elevar o padrão de competitividade.

Como funciona o PEIEX?

O Programa oferece o acompanhamento da empresa por um técnico extensionista que irá até a indústria e fará o diagnóstico da empresa, a identificação de melhorias a serem implantadas, e a avaliação do preparo da empresa para a exportação, este processo oferece soluções e auxílio nas áreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing produto, manufatura e comércio exterior. Uma vez que a empresa faça implementação das melhorias sugeridas e atenda aos requisitos de exportação, a ApexBrasil e o Governo de Goiás convidam a empresa a participar de eventos de internacionalização que podem ser rodadas de negócios, feiras, missões internacionais, entre outros.

Nosso cuidado é para que a empresa goiana entre no mercado internacional com níveis de maturidade e competitividade adequados para que a experiência seja positiva e traga resultados e benefícios para a saúde da empresa.

Qual a contrapartida de empresa?

O empresário deve estar disponível para verificações de procedimentos e controles existentes em todas as áreas da empresa e para entrevistas com os técnicos extensionistas do PEIEX. Também é fundamental a sua participação nos encontros de capacitação para melhoria de gestão de processos e produtos. O trabalho do técnico extensionista não gera ônus financeiro para a empresa.

Como sua empresa pode participar do PEIEX GOIÁS?

O primeiro passo é solicitar uma visita da equipe técnica do Núcleo, quando será disponibilizada uma ficha de inscrição e será explicado em detalhes como a empresa poderá se beneficiar com a participação no projeto. Para se inscrever agora, acesse o link preencha a ficha de inscrição e envie para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., aguarde posterior contato para agendamento da visita técnica e o início dos trabalhos. 

Atendemos nos números: (62) 3201-5583 ou 3201-5549.