Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Programa Goiano de Parques Tecnológicos - PGTec
23/07/2015 16h19 - Atualizado em 06/02/2018 15h58

Tem como finalidade incentivar a implantação de Parques Tecnológicos e Parques Científico-Tecnológicos no Estado de Goiás.

Os Parques Tecnológicos têm como principal objetivo promover a cultura da inovação, competitividade e capacidade empresarial com vistas ao incremento à geração de riqueza. Reúnem empresas de base tecnológica e instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, pública e privada.

Com alguns exemplos de sucesso no Brasil, este modelo de arranjo já se encontra na base produtiva dos principais países desenvolvidos e vem se consolidando como importante caminho para regionalização e descentralização do desenvolvimento econômico no Estado de Goiás.

Eles são implantados na forma de projetos urbanísticos e imobiliários que definem áreas especificas para localização das respectivas entidades.

Atualmente são seis os Parques credenciados provisoriamente junto à Secretária de Desenvolvimento Econômico:

• Parque Científico-Tecnológico SAMAMBAIA – Goiânia (UFG)
     • Parque Tecnológico INOV@APARECIDA - Aparecida de Goiânia
     • Parque Tecnológico TECNOPARQUE - Hidrolândia
     • Parque Tecnológico GOIASTec - Catalão
     • Parque Tecnológico JK - Luziânia
     • Parque Cientifico-Tecnológico JATAÍ TECH - Jataí (UFG Regional)
     • Parque Tecnológico Alphaville - Cidade Ocidental

Conheça o seguinte:

• Lei de Inovação Goiana - Lei nº 16.922, de 08 de fevereiro de 2010
     • Lei de Incentivos Fiscais: Concessão de incentivos fiscais a empresas de Parques Tecnológicos incluídos no PGTEC - Lei nº 18.440, de 08 de abril de 2014
     • Decreto que Institui e Regulamenta o Program Goiano de Parques Tecnológicos - Decreto nº 8.960 de 31 de maio de 2017