Area de Atuação
Anprotec 2018
09/03/2018 17h22 - Atualizado em 27/03/2018 15h32

Conferência Anprotec 2018 – Agro: Negócio, Tecnologia e Inovação

Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne cerca de 350 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos.

A trajetória da Anprotec está diretamente ligada ao desenvolvimento de incubadoras de empresas e parques tecnológicos brasileiros. A implantação desses ambientes em diferentes regiões disseminou a ideia do empreendedorismo inovador no país, desencadeando a consolidação de um dos maiores sistemas mundiais de parques tecnológicos e incubadoras de empresas. Atualmente, o Brasil conta com 369 incubadoras de empresas, cerca de 90 iniciativas de parques tecnológicos e 35 aceleradoras.

A atuação bem sucedida desses mecanismos de apoio à inovação caracterizam a trajetória e a evolução da Anprotec e contribuem de forma relevante para consolidar a formação de uma forte e competitiva indústria baseada no conhecimento. Confiante no trabalho das instituições que representa, a Anprotec, em conjunto aos diversos parceiros envolvidos em cada uma de suas ações, segue contribuindo para que o empreendedorismo inovador colabore de forma decisiva para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

[Público Alvo]

Atores públicos e privados, nacionais e internacionais, envolvidos no processo de empreendedorismo inovador.

[Missão]

Ser uma entidade integradora de mecanismos de geração de empreendimentos inovadores e ecossistemas de inovação em rede, com foco na internacionalização, na inovação e no empreendedorismo, articulando atores públicos e privados, influenciando na formulação de políticas e estratégias nacionais.

[Visão]

Ser reconhecida como um ator relevante na área de ambientes de inovação, promovendo maior sinergia entre os associados para geração de oportunidades de negócios para os empreendimentos dos ecossistemas e mecanismos de inovação da rede.

[Propósito]

Apoiar a criação e o fortalecimento de ecossistemas e mecanismos de inovação para a geração e atração de empreendimentos, atuando como plataformas para o desenvolvimento local, regional e nacional.

Como:

• Influenciar na formulação de políticas públicas e estratégias para a área de empreendedorismo inovador, por meio de articulação política e institucional, participação em conselhos de órgãos públicos e privados;
  • Dar suporte aos ecossistemas e mecanismos de inovação associados, por meio de acesso a conhecimentos relevantes, cooperação internacional, projetos integrados, estimulo e apoio às redes regionais, reconhecimentos de boas práticas, participação em fóruns qualificados e missões técnicas;
  • Aprimorar a qualificação da gestão dos ecossistemas e mecanismos de inovação associados, por meio de seminários, cursos, missões técnicas e workshops;
  • Articular a interação entre os associados e atores públicos e privados do sistema nacional de inovação e empreendedorismo, por meio da identificação de oportunidades de projetos entre os diferentes atores do sistema nacional de inovação e empreendedorismo;
  • Mobilizar as redes regionais e temáticas para a elaboração e implementação das políticas e estratégias da entidade.