Governo de Goiás

INOVA GOIÁS - Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás

Procure o que você precisa:
Notícias
Governador lançou a versão preliminar do projeto Goiás 2038
27/03/2018 16h42

O governador Marconi Perillo, o secretário de Desenvolvimento de Goiás, Francisco Pontes e o presidente da Macroplan, Claudio Porto, lançaram nesta terça-feira, 27, às 08h00, no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com a presença da versão preliminar do Plano de Desenvolvimento Econômico Integrado de Goiás - Goiás 2038. O documento contém um diagnóstico preliminar de Goiás com vistas ao seu desenvolvimento nos próximos 20anos.

O governador Marconi Perillo fez uma breve análise do diagnóstico prévio apresentado pela Macroplan e destacou os pontos importantes que nortearão o planejamento dos próximos 20 anos. Perillo avaliou alguns eixos principais do estudo que apontam caminhos a serem seguidos pelos próximos administradores, destacando já estarem alguns destes em execução, e citou alguns resultados positivos destas ações.

“O estudo mostra algumas evidências de resultados já alcançados em decorrência das ações do Governo implementadas nos últimos 20 anos, como o salto positivo do PIB de US$ 20 para US$ 200 bilhões; a redução da pobreza de 40% para 7%; o crescimento da qualidade da educação básica e da produtividade, do emprego, da desigualdade social, do analfabetismo, da construção de rodovias e ferrovias”, destacou o Governador, acrescentando ser o plano ou “carta de navegação”  da Macroplan um sinalizador de futuro próspero para Goiás. “Goiás está no caminho certo, consolidado como um Estado próspero, cujo desenvolvimento que proporcionamos é um caminho sem volta”, disse o Governador.

O secretário Francisco Pontes, de Desenvolvimento Econômico, definiu a importância do estudo por ser “a base do que já foi feito no Estado e que servirá para desenhar seu futuro, prospectar e identificar as novas oportunidades e setores da atividade econômica com maiores possibilidades de crescimento, tais como o de energias renováveis, como eólicas, limpas, e fotovoltaicas”. Ele ressaltou também setores de base, como “o agrícola, onde o fortalecimento dos pequenos e médios produtores rurais respondem pelo aumento significativo da produção para uso interno e para exportação”, disse.

Pontes lembrou ainda que o estudo da Macroplan apontou alguns gargalos dos setores produtivos a serem solucionados pelos próximos governos, como a melhoria do aparelhamento da logística; mais acessibilidade da tecnologia e da inovação; a conclusão da malha ferroviária e o aparelhamento e capacitação dos nossos portos para facilitar as exportações da nossa produção, reduzindo significativamente os custos portuários e de transporte.

O presidente da Macroplan, Claudio Porto, avaliou os últimos 20 anos os de maior transformação e modernização do Estado e atribuiu ao governador Marconi Perillo “o protagonismo desse desenvolvimento, junto com essa geração de novos goianos. Agora ele tomou a iniciativa de preparar uma agenda para posicionar Goiás entre os cinco estados mais competitivos do Brasil, e este Plano Goiás 2038 é a proposta inicial com os principais eixos que levarão Goiás ao bom ambiente de negócios, à coesão e à paz social”, resumiu Porto.

O evento de lançamento realizado hoje, que contou com presença de todo o secretariado e técnicos de Governo, oficializou a disponibilização do estudo, que vem sendo realizado desde abril de 2016, para discussão com a sociedade ao longo das próximas semanas, com previsão de conclusão em meados deste ano de 2018. Até aqui, manifestaram-se para a elaboração deste Plano mais de 120 técnicos e colaboradores do Governo, o Forum Empresarial, dirigentes e lideranças de vários segmentos da sociedade organizada.

Esta versão preliminar do Plano de Desenvolvimento Goiás 2038 entrará em discussão sob a coordenação da Superintendência de Ciência e Tecnologia da SED, com apoio técnico e operacional da Macroplan, nos formatos de oficinas de trabalho, entrevistas e consultas dirigidos a todos os setores envolvidos no projeto, via web através de link especial postado no site da SED, www.sed.go.gov.br/goias2038.

De acordo com o consultor da Macroplan, Éber Gonçalves, o documento preliminar traz a visão futura do desenvolvimento do Estado para os próximos 20 anos, a partir de cinco eixos principais: Prosperidade, Qualidade de Vida, Eficiência do Setor Público, Confiança e Protagonismo Nacional. Nesse sentido, deverão ser traçados os objetivos estratégicos, desafios com indicadores e metas, além da lista preliminar de programas públicos de desenvolvimento econômico e o conjunto de oportunidades de investimentos passíveis de serem realizados pelos setores privados.

Open Modal

Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, Nº 400, 4º Andar Setor Central, Goiânia – GO 74015-908

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento