Governo de Goiás

INOVA GOIÁS - Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás

Procure o que você precisa:
Destaques Notícias
Marconi Perillo faz entregas de obras em Itaberaí
05/04/2018 16h40

O governador Marconi Perillo inaugurou nesta quinta-feira, 05, às 10h30, na cidade de Itaberaí, mais uma unidade da Rede de Institutos Tecnológico de Goiás (Itego) que recebe o nome de Aparecido Donizete Rodrigues da Silva. A solenidade contou com a presença do superintendente Executivo de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento de Goiás (SED), Danilo Ferreira Gomes, representando o secretário de Desenvolvimento, Francisco Pontes; da secretária de Educação, Raquel Teixeira, do prefeito Carlos Roberto da Silva, deputados estaduais e autoridades locais; da equipe da SED e população.

Na ocasião, Marconi Perillo fez também a entrega da duplicação da GO-070 e da ampliação e reforma do Colégio da Polícia Militar Maria Heleny Perillo. O Governador ressaltou em sua fala a importância da educação na formação de novos líderes, área que em Itaberaí está sendo contemplada com a inauguração do Itego, com a ampliação do Colégio Militar e com a UEG.

Marconi destacou ainda a entrega da duplicação da GO-070. “Realizo aqui hoje um sonho, meu e da população. Em 2011, ao assumir o governo houve uma enchente que levou a ponte, deixando Itaberaí praticamente ilhada. Em 90 dias, inaugurei o embrião desta duplicação da GO entregando não só uma ponte, mas duas. Nesse dia falei sobre o meu projeto de duplicar a GO, muitos não acreditaram, e hoje estou aqui realizando este sonho. São 130 quilômetros de uma rodovia de pista dupla”, frisou.

Novo Itego

O projeto de ampliação da Rede Itego, alcançando diversos municípios, foi enaltecida pelo superintendente de Ciência e Tecnologia da SED, Danilo Ferreira. “Essa é uma visão inovadora do Governo de Goiás, que sempre atuou para que essas obras e benefícios se refletissem em qualidade de vida da população e em desenvolvimento econômico dos municípios. Atraímos empresas para os municípios e temos que qualificar a mão de obra local, para que as vagas de empregos gerados sejam ocupadas pelos munícipes”, explicou.

O prefeito de Itaberaí, Roberto Silva, contou que, com a duplicação da GO-070, o município já tem recebido empresários interessados em instalarem suas empresas e indústrias em Itaberaí, e pontuou a importância de se investir também na qualificação profissional da população. “Por isso estamos investindo e buscando a melhoria e ampliação da nossa rede de educação. O Itego será muito importante, pois oferecerá a qualificação da nossa mão de obra com cursos mais rápidos e voltados às necessidades do mercado de trabalho”, disse.

O Itego Aparecido Donizete Rodrigues da Silva, cujas aulas serão iniciadas no próximo mês de maio, terá capacidade para atender 1,2 mil alunos/mês e 2,6 mil alunos/ano, em cursos superior de tecnologia, técnicos, de qualificação profissional e capacitação. Já estão confirmados os seguintes cursos: Formação Inicial e Continuada: Operador de Processos Químicos Industriais, Informática, Segurança Alimentar, Assistente de Logística, Atendente de Bar, Cuidador de Idosos. Cursos Técnicos: Zootecnia, Química, Estética e Informática.

Além dos cursos em educação tecnológica, serão ofertados também serviços de desenvolvimento e inovação tecnológicas aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e demais segmentos do setor produtivo local. Esta unidade do Itego de Itaberaí poderá atender outros municípios da região em que se insere, por meio de Colégios Tecnológicos (COTECs)

Localizado no bairro Jardim Cabral, no espaço antes utilizado pela unidade de Itaberaí da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O prédio foi cedido pela Prefeitura; mais R$ 2 milhões para instalar equipamentos e contratação de professores. Demais investimentos com manutenção contaram com R$ 5,8 milhões do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento.

 

Comunicação Setorial / SED

 

Open Modal

Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, Nº 400, 4º Andar Setor Central, Goiânia – GO 74015-908

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento