Governo de Goiás

INOVA GOIÁS - Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás

Procure o que você precisa:
Destaques Notícias
Governador coloca em ação COTEC Móvel
15/05/2018 11h59

As diversas comunidades dos municípios goianos, prioritariamente dos territórios rurais, terão, a partir de agora, acesso a qualificação profissional e a soluções tecnológicas no que se refere à produção, beneficiamento e comercialização dos produtos segundo a vocação produtiva destas localidades. Para isso, entrarão em ação os Colégios Tecnológicos Móveis, conhecidos como Cotec Móvel, que vão levar cursos na área de agronegócios aos territórios rurais do Estado.

O anúncio foi feito pelo governador José Eliton nesta terça-feira (15/05) durante evento organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da Secretaria de Desenvolvimento (SED). Durante a solenidade foram firmados acordo de cooperação para a realização de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, lançamento de chamadas públicas da Fapeg e da entrega de Cotecs Móveis.

“Nosso objetivo é construir uma agenda que possa ser importante para o amanhã, que possa impactar a vida das pessoas. Educação, ciência e tecnologia são prioridades para qualquer estado que queira se projetar no século atual e assim fazemos em Goiás”, frisou o governador José Eliton.

Os Cotecs Móveis são três carretas-laboratórios que vão se deslocar periódica e sistematicamente por municípios do Estado atendendo às diferentes comunidades. De imediato, os Cotec Móveis vão percorrer os Vale do São Patrício, Vale do Rio Vermelho, Médio Araguaia, Chapada dos Veadeiros, Vale do Paranã, Estrada de Ferro e Águas Emendadas, localizadas nas regiões Oeste, Noroeste, Centro, Nordeste, Entorno do DF e Sudeste do Estado.

Nestes territórios predominam as pequenas propriedades rurais, sobretudo aquelas constituídas de agricultores familiares, comunidades tradicionais e de grupos urbanos que vivem de atividades ligadas aos sistemas e subsistemas produtivos locais, geralmente de natureza agropecuária.

De acordo com o secretário Leandro Ribeiro, do Desenvolvimento, “o governador José Eliton está determinado a fortalecer os sistemas produtivos locais, por meio de ações que articulem o ensino, a pesquisa, a extensão e a educação profissional e tecnológica”. Desta maneira, afirma ele, o Estado contribui para o desenvolvimento sustentável dos sistemas e subsistemas produtivos das localidades atendidas, estimulando a inserção social e ocupacional, a geração e aumento da renda das famílias por meio da melhoria dos processos e das técnicas produtivas e da agregação de valor aos produtos realizados.

Leandro Ribeiro esclareceu ainda que a ideia dos Cotecs Móveis integra o Projeto Inova Goiás, instituído pelo próprio governador José Eliton quando foi secretário de Desenvolvimento, Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), entre 2015 e 2016.

Fortalecimento

Em Goiás já existem 60 prédios onde funcionam os Colégios Tecnológicos (Cotecs), que são unidades descentralizadas de educação profissional, vinculadas administrativa e pedagogicamente aos Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (Itegos) e os Cotecs Móveis vêm integrar a Rede Itego.

Os Cotec Móveis terão capacidade de profissionalizar até 2.430 alunos por ano em suas três unidades. Os cursos de qualificação profissional terão duração, em média, de 160 horas enquanto os de capacitação/atualização terão 40 horas.

Os cursos a serem ofertados, devem acompanhar o perfil de cada laboratório (microbiologia e processamento de alimentos e gestão e tecnologias sociais), e as reais demandas de cada localidade. Estão programados cursos de doces e compotas, processamento de alimentos, boas práticas de produção alimentícia, associativismos, cooperativismo, uso novas tecnologias para o pequeno negócio, empreendedorismo, dentre outras possibilidades.

Projeto

Para montar esta estrutura dos Cotec Móveis o Governo de Goiás firmou convênio com o Governo Federal, através do Ministério de Ciência e Tecnologia. O Governo Federal entrou com recursos da ordem de R$ 1,5 milhão e o Governo Goiano com a contrapartida de R$ 1,07 milhão.  

A implementação dos Cotec Móveis, também denominados Centros Vocacionais Tecnológicos Móveis (CVT) pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, será de forma escalonada ao longo de três anos: 2018, 2019 e 2020.

Nesta primeira fase de licitação, foram adquiridos um caminhão rígido com base plataforma e três contentores com avanço lateral (laboratórios) estruturados com dois laboratórios de microbiologia e processamento de alimentos e um laboratório de gestão e tecnologias sociais.

No segundo e terceiro anos, a proposta é de contar com mais dois caminhões rígidos com base plataforma e seis novos contentores, com dois laboratórios de gestão e tecnologias sociais, um laboratório de microbiologia e processamento de alimentos, um de microbiologia e beneficiamento lácteo e dois laboratórios de solos e fertilidade.


Comunicação Setorial – SED

Open Modal

Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, Nº 400, 4º Andar Setor Central, Goiânia – GO 74015-908

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento